quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Eu quero ser feliz agora

Queridos e queridas! Com a ajuda de familiares e amigos, acabamos de produzir um vídeo muito chato, nada divertido de se fazer... ;) O vídeo, intitulado “O Pacto”, tem como tema a música “Eu Quero Ser Feliz Agora”, de Oswaldo Montenegro, e está concorrendo ao prêmio de melhor clipe no concurso promovido pelo próprio compositor. Metade do prêmio será dada ao autor do melhor vídeo segundo uma comissão julgadora oficial do concurso, e a outra metade será do vídeo que tiver o maior número de acessos no Youtube! Então, queridos, nem preciso dizer o quanto é importante o acesso de cada um e a divulgação nas redes de amigos de vocês. Seja por e-mail, por rede social, por blog, envie o link do vídeo a seus conhecidos e proporcione a eles este momento divertido e poético. Espero muito que vocês gostem porque foi preparado com muito carinho e alegria. Deu um trabalhão... :D mas foi a cada segundo extremamente divertido! Desde quando ouvi a música pela primeira vez, eu me identifiquei totalmente com a mensagem e desejei muito produzir um vídeo que falasse de decisão e ousadia. Lembrei-me logo do pacto que fiz comigo mesma após o “apagão” ano passado e reuni no vídeo algumas situações, reais ou imaginárias, que se sucederam a partir dele ou que o traduzem. Quando vi, estava voltando à infância e fazendo coisas que sempre me alegraram imensamente. Fora uns estabaques ou outros, que entraram na história pra lembrar que a vida é mesmo assim... Sem mais delongas, vamos ao vídeo. Antes, só quero agradecer a todos que embarcaram comigo nessa, a todos que participaram, que apoiaram, que se divertiram comigo! Obrigada também à minha querida Tabata Contri, quem me contou sobre o concurso. Independente do resultado, já tem valido muito a pena! Quero também avisar aos colegas de apagão que me aguardem, eu e mamãe Elenita Magalhães, a mais nova audiodescritora da praça, estamos preparando uma audiodescrição do clipe, coisa nada fácil, e disponibilizaremos aqui no Boca. Aviso também que todos os créditos do vídeo seguem abaixo do mesmo, já que, por normas do concurso, não puderam entrar na edição. Com vocês, O Pacto:





Créditos:

Roteiro – Sara Bentes

Direção – Sara e Aline Bentes

Edição – Caroline Bentes

Câmera – Aline Bentes, Miguel Bentes, Raquel Amaral, Elisa Carvalho.

Atores – Sergio Bentes (tio da cama elástica e pintor de bengala), Elenita Magalhães (entregadora de bengala), Robson Freire (rapaz solícito da praia).

Participação especial – Bianco Marques (amigo no tobogã), Diego Bruno (amigo na bicicleta).

Agradecimentos - Teatro Gacemss, Exóticas bicicletas especiais.



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Superação, um privilégio de todos

Imagem da oitava Passeata Superação. Na fileira que aparece à frente, seguram uma grande faixa com os dizeres: Incluindo diferenças em defesa dos direitos humanos

Uma moça muito bonita, cadeirante, entra num mercado perto de casa. Todos ali já a conhecem. Atrás dela, segurando nas duas manoplas de sua cadeira de rodas, está uma outra moça muito bonita, que não larga a cadeira nem por um segundo. Um rapaz do mercado diz à moça cadeirante: “Agora arranjou uma amiga pra te ajudar?” As duas sorriem e a moça de pé atrás da cadeira responde: “Na verdade é ela que está me ajudando, eu não enxergo e ela me guia.” “E numa rampa ou ladeira- completa a amiga -ela também me ajuda, dando uma forcinha na cadeira.” Situações como esta são muito comuns nos grupos em que diferentes deficiências se encontram, e fica muito claro compreender como o ser humano se completa em sua diversidade. Maravilhoso será quando em todos os grupos, familiares, profissionais, sociais, essa completude for vivenciada com a mesma humildade, com a mesma harmonia. Sim, eu tenho uma limitação, e você, com suas capacidades, pode me ajudar, assim como eu, com minhas capacidades, posso te ajudar em suas dificuldades; e este aprendizado é de todos.


Dia 3 de Dezembro é o dia internacional da pessoa com deficiência, um dia instituído pela ONU para que o tema venha à tona em eventos de conscientização e sensibilização ao redor do mundo inteiro, ganhando cada vez mais força e atenção para a busca de nossos direitos. Nesse dia aconteceu em São Paulo a oitava Passeata Movimento Superação, um movimento pacífico criado há 8 anos por dois jovens cadeirantes e que foi crescendo e ganhando edições em outras capitais brasileiras e agora até na Argentina. A caminhada na avenida Paulista ganha a cada ano mais participantes e mídia, e este ano foi tão forte que o site da ONU destacou o evento como referência mundial. Estive lá, pela primeira vez, entre pessoas com todo tipo de deficiência, entre pessoas sem deficiência, muitas acompanhando seus familiares e amigos cadeirantes, cegos, surdos, paralizados cerebrais, mas muitas também, sem nenhum parente ou amigo nessas condições, simplesmente acompanhando o movimento e dando força à causa. O dia era sim nosso, das pessoas com deficiência, mas a busca por um mundo melhor é de todos; e um mundo com mais acessibilidade, mais inclusão, mais informação e aceitação das diferenças é um mundo melhor para todos. A tal superação, que muitas vezes coloca a pessoa com deficiência num pedestal distante, sob aquele discurso clichê “apesar de sua limitação, ele consegue...”, não é um privilégio de quem tem uma deficiência, a capacidade de superação é inerente ao ser humano, e todo mundo tem o direito, e o dever, de se valer dela. Superar a própria dificuldade de aceitar a diferença do outro, superar os próprios pensamentos preconceituosos e se informar melhor sobre a condição de uma pessoa, superar o próprio egoísmo e perguntar se a pessoa ao lado precisa de uma ajuda, superar o medo de encarar e assumir as próprias dificuldades e decidir ressignificá-las; todos temos nosso papel na busca pelo respeito à diversidade, pela igualdade de oportunidades, pela liberdade de ser, de estar, de ir e vir. Que cada dia nosso seja dia da superação e da vitória; e a vitória é simplesmente sorrir.


Conheça o Movimento Superação em: http://movimentosuperacao.org.br/