quinta-feira, 24 de abril de 2014

Belonging



4 pessoas voando: Andrezinho, Marcos, Vivi e eu. 4 brasileiros que, com um tipo de aparato que simulava asas, podiam voar; voavam e riam, riam muito, se divertiam. Pra voar não precisavam de suas cadeiras de rodas, muletas, bengalas ou intérpretes de língua de sinais, só precisavam estar leves e voavam. Eu indicava o caminho, apesar do André teimar que o caminho era outro, enquanto o Marcos só ria aquela sua risada solta deliciosa, e a Vivi... Bom, a Vivi, como dona do sonho, voava e observava tudo com atenção, pra depois, acordada, contar tudinho pra gente, como ela realmente fez numa manhã lá em Londres. Esses 4 brasileiros de verdade voaram juntos, e continuarão voando; que alegria fazer parte deste voo!

Desde muito tempo eu me imaginava no circo. Por algumas vezes me pareceu que chegava minha oportunidade de entrar nesse mundo mágico, mas... foi uma sequência de alarmes falsos. Só que, quando chega a hora, ela chega com força... E, por caminhos inusitados e engraçados, como um número de circo mesmo, ano passado fui parar no mundo circense. Mas essa história, do início desse voo pro circo, e das curiosidades do meu processo de estudo num aparelho aéreo como a lira, deixo pra outro dia... Porque hoje quero contar como tem sido este voo e pra onde ele já nos leva. Depois de só 4 meses treinando técnicas circenses no circo Crescer e Viver, no Rio de Janeiro, estreiamos em Londres em 15 passado, em parceria com a cia de teatro e circo Graeae, o espetáculo “Belonging”. No elenco estávamos eu, Viviane Macedo, André Souza, Marcos Silva, Jhonatas Cruz e uma dezena de atores ingleses. Sob a direção de Vinícius Daumas, cofundador do circo Crescer e Viver, o espetáculo será apresentado, com alterações, no Rio de Janeiro e em São Paulo no mês de maio. Nós, brasileiros, fomos pra Londres em 23 de Março, e tivemos apenas 3 semanas de montagem e ensaios para o espetáculo. Eram dias intensos, ensaiando da manhã até a noite, encarando muito frio e mudanças, de hotel, de cidade (passamos uma semana em Birmingham), de planos e de cenas. Mas havia ali o calor da amizade, a vontade de superar tudo, e havia a eterna beleza da diversidade, e chegamos ao fim, atingimos nosso objetivo e fomos aclamados pelo público britânico. 

Agora é hora de nos preparar para as temporadas de Rio e São Paulo, receber nossos amigos ingleses do elenco e continuar trabalhando firme pra nos aprimorar sempre mais. Agradeço, com muito amor, a todos os amigos de circo, a todos os nossos mestres de circo, como a Nina Rodrigues, a Sarinha Deul, o Milton Lopes e muitos mais, e agradeço a todos os que estão sempre à minha volta me apoiando.

Confira aqui um trechinho da minha performance na lira em Belonging: https://www.youtube.com/watch?v=tzFhimHU3N8&feature=youtu.be

Confira aqui as fotos da temporada em Londres: https://www.facebook.com/sarabentesoficial/photos_albums

E confira aqui a agenda do espetáculo Belonging no Brasil: http://www.sarabentes.com.br/page/agenda/