sábado, 19 de março de 2011

Campanha do Apagão

Outra noite eu tomava banho na casa de uma amiga e sua mãe gritou da porta: “Menina! Ta tomando banho no escuro?” Minha amiga deu uma boa risada. “Mãe, esqueceu que ela não precisa de luz?” ela falou. Ali eu me dei conta do favor que tenho feito ao planeta economizando, há quase um ano, uma boa quantidade de energia elétrica! Às vezes, ao entrar em um cômodo, meu corpo ainda sente o impulso de erguer o braço e acender a luz, mas logo me lembro de que sou uma pessoa com... “independência visual”, e não preciso da luz elétrica. Uma amiga minha, cega há 20 anos, até hoje mantém o hábito de acender a luz em todo cômodo que entra à noite, e ainda consegue se lembrar de apagar quando sai. Era só o que me faltava: uma cega com medo do escuro. Pra quê, minha gente, se podemos economizar energia e contribuir com o meio ambiente? Ela diz que prefere evitar o susto das pessoas de entrar em casa e encontrar alguém no escuro. Assim como nós nos acostumamos com os sustinhos de esbarrar com alguém no silêncio, as pessoas se acostumam a nos encontrar no escuro.

Hoje são muitas as idéias e os projetos sendo desenvolvidos para tentarmos reverter, ou simplesmente amenizar, os estragos que nós mesmos provocamos em nosso planeta. E, em se tratando de fontes alternativas de energia, são cada vez mais impressionantes e inovadoras as técnicas de captação. Depois da energia solar, da eólica, da energia captada dos pulos dos jovens através do pavimento de danceterias, da energia aproveitada de gases dos dejetos de animais, agora até as fezes humanas são transformadas em eletricidade. É isso aí, pessoal, o número 2 pode acender as luzes das nossas casas. É tudo uma questão de engenharia e, claro, de investimento. Enquanto ainda não temos meios de aproveitar em nosso dia a dia todos os tipos de energia que nós mesmos produzimos, simples mudanças de hábitos e a criação de novos já ajudam na preservação da nossa casa Terra. E eu estou aqui hoje propondo um novo hábito a vocês e lançando a Campanha do Apagão. Não, não é aquele apagão de todas as luzes da casa durante 10 minutos marcado pela Internet em várias partes do mundo, como aconteceu em Abril do ano passado e que, aliás, é muito legal. Mas a idéia aqui é outra: façam mais coisas no escuro, acendam menos as luzes da casa quando estiverem sozinhos, conversem no escuro e vejam como ouvirão melhor a voz do outro, suas nuances mais sensíveis, sua essência e o que realmente ela quer dizer, cantem no escuro e sintam a vibração da própria voz, tomem banho no escuro e exercitem o tato, realizem tarefas automáticas no escuro, como lavar a louça, trocar de roupa, dobrar as cobertas, andem pela casa de olhos fechados e trabalhem a noção espacial, bem como a calma e a perseverança, ponham vendas para namorar, privando-se até mesmo da penumbra do quarto, e percebam muito mais intensamente o outro. No início só não recomendo que se experimente cozinhar ou realizar outras tarefas que ofereçam alto risco de ferimento.

Alguns amigos e familiares, desde o meu “apagão”, espontaneamente passaram a experimentar fazer coisas em casa na completa ausência de luz, só para sentir na pele como seria a minha percepção. Estes são, sem sombra de dúvida, os que se tornam mais cúmplices, mais sensíveis às minhas dificuldades e mais familiarizados com as melhores maneiras de ajudar e de interagir, comigo e com qualquer pessoa que não enxerga. Mas não é só isso que eu e eles ganhamos com a experiência; vira e mexe e algum deles vem me contar descobertas incríveis e sentimentos surpreendentes com os quais têm entrado em contato se privando da visão por uns momentos. E ainda, de quebra, eles economizam luz. Já a Campanha do Apagão propõe: economizem luz, realizando tarefas no escuro! É simples, barato, e vocês ainda levam de brinde o aprimoramento dos outros sentidos, a sensibilidade para compreender as dificuldades de outras pessoas, o intenso contato com novos e enriquecedores sentimentos e sensações e uma boa oportunidade de se conhecerem melhor! Puxa, as vantagens parecem boas! Nós ajudamos o planeta e nos tornamos pessoas mais sensíveis. Que bom, porque nos tornando pessoas mais sensíveis ajudaremos cada vez mais o planeta. Afinal, o planeta, aquela bola gigante aparentemente inalcançável em seu todo e, pela televisão, quase um caso perdido, é um pedaço, é um espelho, é cada um de nós. E começa dentro da nossa casa.

Espalhem a campanha por e-mail e venham me contar, aqui mesmo nos comentários dessa postagem, suas experiências com o apagão. Tenho certeza de que vocês terão relatos divertidos e surpreendentes. To esperando vocês!

Pessoal que já vive no apagão como eu, incentivem a campanha entre amigos e familiares!

Sara sorrindo, de olhos fechados, com camiseta verde com a seguinte estampa: Campanha pela salvação do planeta - Faça como eu: economize luz!

9 comentários:

  1. Adorei sua inciativa, seu blog é lindo
    conteúdos significantes e de uma sensibilidade incrivel.

    http://manunatureza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sara
    ótima iniciativa. Lindas palavras, como sempre. Aprender com você a desenvolver essa sensibilidade, certamente nos fará cada vez mais humanos.
    Dalva e Cirilo

    ResponderExcluir
  3. Sara! Vc e' mesmo BRILHANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Jah estou divulgando esta sua linda iniciativa aos meus amigos tb!
    Bjssssssssssssssssssssss. T R G

    ResponderExcluir
  4. Sara... t contarei com mais detalhes ao vivo... mas o que posso adiantar por aqui e que tenho me surpreendido com a experiência que você propõe; minha casa no escuro parece tão maior, e desconhecida, misteriosa; de olhos vendados tenho comido mais devagar, com mais calma, e tenho descoberto como eu não sentia o sabor dos alimentos; tenho me emocionado quando toco meus filhos sem vê-los, e ate cheguei a confundir um com o outro! rs Percebo que tenho me apegado mais aos sons, presto mais atenção no que as pessoas falam quando estou sem vê-las e com isso acabo estando mais atenta a elas todo o tempo, mesmo de olhos abertos. Talvez eu esteja aprendendo uma coisa que nunca soube e sempre me cobraram, com razão: ouvir o que o outro diz. Obrigada, Sara, por extrair o bom das situações "ruins" e por enriquecer nossa vida com seus aprendizados. Vou continuar economizando luz aqui e sigo te dando notícias. beijão!! Le

    ResponderExcluir
  5. de vez em quando eu faço, em casa é facil por conhecer bem o ambiente, mas quando é em outro lugar complica ;)
    parabéns pela idéia e pelo texto!

    ResponderExcluir
  6. Sarinha,
    Parabens pela iniciativa tao brilhante!
    No "seu apagao" voce continua enxergando mais e mais a cada dia e nos da um belo exemplo de sabedoria ...
    Contunue brilhando com sua luz propria!!!
    Bjs com todo carinho da tia Regina G.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Sara! Já comecei "timidamente" a dar força a esta campanha. Estou digitando no escuro, só que sou uma catamilhografa, daí a coisa tá realmente preta. Bjs carinhosos - Leila Pinagé

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por nos ensinar tanto. . .
    Bjs
    Marcos Bittencourt

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, o texto é perfeito e a ideia é mesmo fantástica. Posso publicar o texto lá no meu blog também? thayraazevedo.blogspot.com. vai ser maravilhoso! Já estou na campanha, ainda mais sendo uma apaixonada pela natureza!

    super beijos
    Thayrinha

    ResponderExcluir