terça-feira, 19 de abril de 2011

Primeiro Filho

Capa do livro. No alto, em letras amarelas, o título 'Fotografias poéticas de um olhar viajante', sobre um céu azul; A imagem de fundo da capa é uma junção de várias fotos de diferentes paisagens, como cachoeira, geleira, praia, vulcão nevado, árvores; voando sobre a cachoeira, um parapente com duas pessoas, cujo tamanho da imagem não permite que se identifique quem são, e, no alto à direita, sobreposta a um pedaço de floresta, a imagem de uma câmera sobre um tripé. Na parte de baixo, com letras brancas, o nome da autora.
Nasceu! Pessoal, nasceu meu primeiro filho literário! Produção independente, filho de mãe solteira, mas muito desejado e preparado com imenso amor para o mundo. Fotografias Poéticas de um Olhar Viajante já é um sonho antigo, e que reúne 40 poemas nascidos na última década. E eu venho convidar os amigos de Volta Redonda e redondezas para o lançamento oficial da obra, que será dia 30 de Abril, sábado, a partir das 18 h, na livraria Veredas do Pontual Shopping, na Vila. Vão, levem seus amigos e familiares, mas não vão esperando uma noite comportada de autógrafos... o evento será um sarau aberto, com música, declamações, leituras, performances e o que mais o espaço der conta de abraçar. Então preparem-se para participar!
Amigos do Rio de Janeiro, me aguardem! Pois nossa vez chegará em breve... Amigos do restante do país, após os lançamentos, o livro poderá ser comprado pela internet, pelo link que ainda divulgarei...
Leiam abaixo a breve apresentação do livro. E, mais abaixo, um dos poemas mais queridinhos do livro, que é também, especialmente hoje, 19 de Abril, dia comemorado em todo o território americano, uma homenagem a todas as comunidades indígenas, seus descendentes e ascendentes. Que Deus abençoe e ilumine a mente de todos os índios do nosso continente. Viva, Viva!

Apresentação - Fotografias Poéticas de um Olhar Viajante:


Pela música, por todas as artes, pela saúde, por amor, por tantos ideais; desde muito, mas muito cedo a vida me convida a viajar, viajar e viajar... E como me faz feliz essa rotina quase cigana, esse caminho de intensas descobertas e novidades! Seja para outro país, seja para a capital do estado, seja de ônibus, trem, avião, barco, ou embarcada num pensamento, numa idéia, numa emoção, numa música, numa fantasia, no desejo, enfim, de conhecer, sentir, crescer, viver! E, tão abrangente quanto a palavra “viagem” cá neste nosso contexto, apresenta-se o “olhar” não só como o canal da observação visual, mas como a nossa janela maior para o mundo; o olhar aqui são todos os sentidos, todas as relações, impressões, interpretações, possibilidades. E, desses tantos modos de viagem que fiz, muito em mim foi despertado, muito de mim foi descoberto, assim como das riquezas da natureza, do mundo, do ser humano, principalmente daqueles que dividiram comigo tais experiências, e as engrandeceram e lhes deram todo o sentido. E são tais descobertas e riquezas, de tantas naturezas, que te convido a conhecer e reviver comigo! Sim, reviver, e não só observar; aquele olhar contemplativo, que, pelo vidro do ônibus, do carro, do medo, saboreava de longe o que meus olhos fracos alcançavam, assistia à dança da vida, presenciava tudo evoluindo ao sol, via a poesia, hoje é só a lembrança da minha infância. Aliás, ele ainda existe, mas a contemplação passou a ser simplesmente o prefácio da participação; e a criança que se encanta com tudo o que é novo, hoje crescida, porém sempre encantada, aprendeu a não se contentar com apenas ver, e sim viver a poesia!


Tendo como guia minhas palavras simples, o que encontrarás nessa nossa viagem livre do tempo e do espaço, transcendendo o presente, são antigos diários de bordo, originalmente quase sempre gravados em áudio, além de poesias narrativas ou simples divagações, versos posteriormente musicados, manifestações de meu amor por alguém, por algum lugar, pela vida, agora tudo enquadrado em fotografias de sensações, desejos, paixões, lembranças, devaneios, acontecimentos, descobertas, saudades de outro país e muito amor pelo Brasil; fotografias estas todas impressas aqui, impressas em mim e a partir de já em ti, meu novo e fiel companheiro de viagens.


Surpresa no lago Titicaca

Um barco frio, um vento hostil...
Sem jamais supor o que ali se viu,
eu ia...
só mais um passeio, anseios vencidos,
pelo cansaço, pela saudade talvez...
nem sei...
Nada esperava daquele lago de altitude.
E naquela ilha perdida ele me esperava...
Surpresa...
sofrida beleza das vidas peruanas.
A ilha flutua e sustenta cabanas.
Caramba,
Totora é o piso, a parede, o colchão.
E a gente só pula e se joga no chão,
macio.
A arte é a vida e a venda do povo;
de novo a pobreza. Ou a simplicidade?
Verdade,
tudo ali flutua, o chão balança.
Crianças que correm; são sempre crianças...
Me chamam.
Provo então a raiz que a família divide.
Nem sei por que a mãe índia me quis...
Destino?
Trazem a tesoura e o pequeno menino.
Nem sei por que ainda não tinha padrinhos
el niño,
menor que o tamanho que propõe sua idade.
E todos se ajuntam pra ver. Eu estranho...
Batismo,
sentadinho no chão coberto da palha.
Os negros cabelos me escorrem nas mãos.
Eu corto,
atendo o ritual, e choro por dentro.
Vento de magia; eternidade flutuante.
O reveria?
E, sem uma palavra, recebia a madrinha,
igual serenidade que deixava seus fios;
na cuia
ficavam as mechas e o meu coração.
Quatro aninhos de vida; e quantos outros de espera
por mim?
Então me despeço num abraço sem fim:
-No te olvidaré jamás! a alisar-lhe os cabelos
pequenos.
E ele me olhava sem voz, mas olhos de música,
com o doce da flauta de seu povo, que observava.
Partida.
Do barco ouço a despedida da nova comadre,
me acena contente da beira da palha.
Pequena,
de grandes lembranças e amor essa ilha!
Flutuante em meus olhos parados, uma dor,
tristeza,
de pensar na incerteza de vê-lo outra vez.
Dizia incerto o balanço do barco: talvez,
talvez...



Lançamento do livro "Fotografias Poéticas de Um Olhar Viajante"
Data: 30 de abril de 2011
Horário: 18h.
Local: Livraria Veredas - Pontual Shopping
Rua 14, 305, 2° piso, Vila Santa Cecília. Volta Redonda -RJ
Tels.(24)3342-1977 / 3348-3131

6 comentários:

  1. Seu filho é lindo! Parabéns pra mamãe...ele é a sua cara! Aplausos, Saritta!(Suely SP...)

    ResponderExcluir
  2. Sara
    Parabéns.
    Estamos aguardando o lançamento aqui no Rio.
    Abraços
    Dalva e Cirilo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por mais essa conquista que nos enche de orgulho!! Amamos vc!

    ResponderExcluir
  4. Querida Sara!
    Parabéns, tenho certeza que a prole será enorme!
    Obrigado por compartilhar conosco sua sensibilidade, suas conquistas e suas aventuras!
    Aloisio Gavioli

    ResponderExcluir
  5. Sempre majestosa em tudo que faz ! Não poderia ser diferente com esse filho tão amado ! Sê bem vindo, novo integrante de tão inigualável família ... Amanda, Filipe e Marina.

    ResponderExcluir
  6. Lindo poema, Sara. A musicalidade me fez lembrar dois mestres do lirismo brasileiro: Golnçalves Dias e Castro Alves, claro, agora em dicção renovada. Um grande Viva! às melodias, aos ritmos e tonalidades de nossa bela língua,da qual você é grande artesã.
    Parabéns pelo livro-filho!
    Fábio Elionar

    ResponderExcluir