quinta-feira, 10 de junho de 2010

Família Vez da Voz

Está fazendo 3 anos que entrei para uma família muito mais que especial, uma família capaz de abraçar qualquer ser humano, independente de suas limitações físicas, sensoriais e intelectuais, uma família que abre os braços para qualquer diferença, porque ama a diversidade, em todas as suas manifestações, uma família que deseja ensinar E aprender, que sabe que precisa falar a língua de todos, que precisa ouvir a fala de todos. Essa família segue princípios básicos e fundamentais para a harmonia de qualquer família, como o respeito à individualidade; por isso é que ela observa a maneira de ser de cada um, abre os braços e o sorriso e diz “Eu quero aprender a lidar com você!” É uma família que ama a arte tanto quanto ama a vida, uma família onde se aprende a persistência e a autonomia, onde se aprende a arrumar sempre a casa e não deixar nenhuma sujeira para trás, uma família que não deixa o piano desafinar – já disse um grande filósofo: “Em casa que deixa por muito tempo seu piano desafinado, harmonia não tem.” – uma família que não se formou por laços de sangue, mas por outros muito mais fortes e sutis, uma família que me acolheu antes mesmo de me conhecer pessoalmente.
Não me lembro exatamente o dia em que caiu aquele e-mail na minha caixa. Ele contava de um projeto chamado Música no Silêncio, que levava música para pessoas surdas; achei muito interessante e respondi, interessada em participar. Muito prontamente fui respondida, e acolhida. Ali nascia com Cláudia Cotes, presidente da ong Vez da Voz, uma amizade rara, e uma grande história se iniciava. O mais curioso é que até ninguém descobriu como aquele e-mailzinho foi parar entre os meus, ninguém da ong havia sequer ouvido falar em mim. A mensagem não era encaminhada, era um boletim informativo vindo direto do serviço de divulgação do grupo e eles não pegaram meu endereço em nenhuma outra mala direta. Bom, eu nem fico tentando encontrar soluções para este mistério digital, acredito nas articulações do universo e na direção certa das coisas; mesmo que as coisas não tenham seu endereço elas chegam até você. Uma das minhas famílias, uma das minhas missões, um dos meus maiores presentes chegou até mim, e ele atende pelo nome de VEZ DA VOZ.
Nessa família tenho aprendido, tenho crescido, tenho sido criança, tenho aprendido, tenho cantado e falado, tenho aprendido, tenho amado a diversidade, tenho aprendido, tenho me emocionado intensamente, tenho vivido a arte e a informação, tenho aprendido, tenho dado vez à minha voz. Ah, e também tenho aprendido muito! Em poucas frases não daria nunca pra contar todos os momentos mágicos, todas as histórias desa família que é capaz de montar uma caravana para me acompanhar num encontro profissional de suspeitas intenções marcado num bar à noite na Vila Madalena, como fizeram. Um dia vai ficar pronto o livro de histórias da Vez da Voz, mas por enquanto nossos diversos trabalhos falam por nós, e falam de todo esse amor, essa união e esse respeito.

“...Somos todos diferentes,
E ao mesmo tempo tão iguais,
E por nossas diferenças
Somos tão especiais!...”
Gabriela Parra – trecho da música Voz do Coração, hino da ong Vez da Voz

A ong Vez da Voz trabalha pela inclusão de pessoas com todo tipo de deficiência, por meio de projetos artísticos, educacionais e na área da informação. Dentre os trabalhos, destaca-se o Telelibras, o telejornal totalmente acessível da internet brasileira, exibido no site da ong, em vários outros portais e canais de TV comprometidos com a informação e com a diversidade. Na equipe da ong, composta por pessoas com e sem deficiência, atuam jornalistas, artistas, intérpretes de Libras, audiodescritora, fonoaudióloga, psicóloga, consultores, entre outros.
Conheçam e ajudem a construirmos um mundo de respeito à diversidade humana e a difundir nossa mensagem.
www.vezdavoz.com.br
Quem ta dentro ou fora dessa família tem muito encanto para ver, muita coisa a aprender! Navegar pelo site da ong é uma rica viagem ao encontro do ser humano. Tenho certeza de que vocês vão curtir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário