sexta-feira, 16 de julho de 2010

Italiano Buona Gente!

Mesmo quem não se amarra muito em música italiana já ouviu falar em nomes como Laura Pausini, Eros Ramazzotti, Domenico Modugno para os mais experientes, e outros, inclusive os muitos que vieram nas trilhas das novelas apassionatas da Globo. Porém existem muitos, mas muitos outros grandes artistas italianos que não chegam ao nosso conhecimento, e não é por falta de qualidade. Eu tenho a felicidade de ter informantes por aquelas bandas que me deixam antenada com o que há de melhor. E, ultimamente, é um italiano que tem ocupado meus ouvidos, dia e noite, noite e dia! Chegou despretensiosamente, em apenas oito faixas de seu mais novo trabalho, jogadas para mim num CD junto com outro artista, só pra ver se eu gostava. O que minha informante oficial, minha irmã Leda, não sabia era o quanto eu me apaixonaria por aquela música...
Há algum tempo eu não ouvia maciçamente música instrumental, e há muito tempo eu não ouvia um CD assim, até gastar. Fui deixando aquele piano com orquestra entrar em mim e foi arrebatador; realmente tinha tempo que eu não sentia uma música me tocar tão fundo e me traduzir tão bem. Giovanni Allevi é o nome do compositor e dono da execução tão sensível e expressiva do piano. Seu trabalho é classificado como clássico contemporâneo, mas eu não ligo para os rótulos e prefiro que cada um ouça e defina como quiser. O que posso adiantar é que é um som instrumental daqueles mais emocionais do que racionais, portanto não é nada difícil de digerir como muitos compositores que acabam assustando quem está mais acostumado a ouvir uma musiquinha com letra. Allevi faz uma música cinematográfica e muito dinâmica, uma música que acessa diversas emoções e sensações numa mesma faixa. Toda música que se parece trilha de filme já costuma me envolver fácil, mas o italianinho consegue ir tão fundo que dissolveu em mim emoções das quais eu nem sabia a origem, quase uma catarse. Mais que isso, uma música tão intensa quanto descomplicada enchendo de vida e encanto minhas emoções. Claro que fiquei curiosa para conhecer mais trabalhos do compositor, não sabia nada sobre ele, nem mesmo se ainda era vivo. Sabendo do meu encantamento, minha irmã me mandou o site do moço, que está muito vivo sim e tem uma trajetória bem rica; aos 41 anos (mas com cara e entusiasmo bem mais joviais), ele já fez uns 7 discos e escreveu um livro, dentre outras realizações. Quando minha irmã passou o endereço do site eu me recusei a entrar, “estou com medo de me apaixonar por ele!” eu disse. Ela riu e falou “entra sim, só não sei se o site é acessível para o leitor de tela.” Pois é, ainda tem isso.. quantas vezes vou seca atrás de uma informação na web e me deparo com páginas completamente despreparadas para programas como o Vivi, meu leitor de tela, e aí o resultado é pura frustração e indignação. Então pensei, pensei, ouvi mais um pouquinho de Allevi, deixei passar uns dias e... entrei, entrei com tudo, pesquisando a fundo cada seção da página do artista, que, para nossa alegria, é completamente acessível!
Agora, o mais interessante vocês não sabem. Além das informações que já lhes contei e das várias amostrinhas de outros discos dele que pude ouvir, descobri, pelo até então mais recente texto da seção de notícias do site, que o livro escrito pelo compositor acaba de ser transcrito para o Braille! Agora me falem como é que faz pra não se apaixonar?! (suspiros...) Muitos livros mundo a fora são transcritos para o sistema Braille, na maioria das vezes por instituições que atendem pessoas com deficiência visual, e seus autores nem ficam sabendo, ou se ficam, eles e suas equipes, não costumam se interessar em divulgar o fato. O livro de Giovanni se chama La Música in Testa (a música na cabeça) e na própria notícia tem o contato da Biblioteca Italiana para Cegos, a BIC, responsável pela distribuição do livro neste formato. Eu, que to aqui com a pontinha do indicador direito até ardendo de tanto percorrer os calombinhos dos meus primeiros livros em Braille, mamma mia, vou levar aproximadamente 3 anos para ler este livro. Meu italiano não é dos piores, mas minha prática é na conversação, e não na leitura, quanto mais na leitura em Braille! Bom, mas vamos lá que desafio pouco é bobagem! Nem preciso dizer que depois dessa eu estou é perdidamente innamorata pelo novo ídolo... Aiai. 
Pra quem quiser se apaixonar também, aí vão os links dos dois sites de Giovanni Allevi:
http://www.alleviani.com/
http://giovanniallevi.eventidigitali.com/

2 comentários:

  1. Que blog lindo, Sarinha! :) Eu não poderia esperar outra coisa de uma pessoa como você.

    Sobre música italiana, confesso que gostaria de conhecer mais. Minha escrita e leitura em italiano são quase fluentes, mas minha pronúncia ainda precisa melhorar.

    Vou ficar com sua indicação. Música italiana não é meu forte (ainda).

    Beijo grande, minha amiga!

    Mara Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Ih.. Pianista, artista criativo, sensível, inteligente, e ainda por cima buona gente! Sara, eu não vou clicar pra não correr o risco de me apaixonar também! hehe (Aliás, não é a primeira vez que você me apresenta um pianista de óculos, cachos e nariz bonito.)
    Brincadeira, já cliquei e gostei do que ouvi. Obrigada pela dica! bjos

    ResponderExcluir