segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fio Invisível

O Maestro compôs a sinfonia perfeita e maravilhosa, nós é que tocamos desafinado. Ele escreveu melodias e participações para cada um da grande orquestra, mas não adianta tentarmos tocar sozinhos, sem olhar para o Maestro. Só conseguimos a harmonia quando retomamos a conexão com Ele, com seu andamento, com sua regência. Cada um com seu instrumento, cada um com seu papel, cada um com seu lugar na orquestra, mas todos de olho no Maestro, mesmo que às vezes Ele pareça difícil de ver. Não importa, Ele estará sempre ali, cheio de inspiração e amor por seus músicos, e quem o procurar, vai encontrar.

Foi dessa crescente consciência da sinfonia universal que nasceu a música “Eu Quero Ver”, há uns 3 anos. Lembro-me bem: eu estava no ônibus de viagem, lugarzinho aliás onde muitas canções adoram nascer, e estava deitada em duas poltronas, olhando o céu ensolarado e as árvores que passavam. Despretensiosamente, gravei a nova composição em casa, com um arranjo quase infantil, e ela acabou agradando crianças e adultos. Depois de muito apresentá-la ao vivo pelo Música no Silêncio, projeto da Vez da Voz que aproxima a música das pessoas surdas, gravamos um vídeo desta canção com Libras – Língua Brasileira de Sinais. Cerca de um ano depois, uma surpresa, dessas que só mesmo a internet pra possibilitar: alunos do Colégio Jandira, em Jussara, lá no interior de Goiás, liderados pela professora de artes Liliana Casilo, e sensibilizados pela chegada de uma aluna surda, montaram um coral de Libras na escola. Formado por crianças e adolescentes de variadas idades, o grupo troca os recreios por ensaios, realizados também no período oposto às aulas. E uma das músicas mais interpretadas pelo coral é “Eu Quero Ver”, como eles relataram à Vez da Voz e mostram em diversos vídeos no Youtube. Eles ouviram e baixaram a música do site da Vez, e já o primeiro vídeo que nos enviaram apresentando o projeto era com a mesma. Os depoimentos dos participantes do coral, o entusiasmo e a dedicação deles e de Liliana é o mais emocionante, e muito dessa emoção é passada nos vídeos. Um deles está em: http://www.youtube.com/watch?v=Hlr-kZpwLBo Que a idéia fique de inspiração para muitas escolas e grupos Brasil a fora, integrando diferentes grupos, difundindo a nossa língua nacional de sinais e compartilhando a grande dádiva divina, que é a música, também com quem não pode ouvi-la, mas pode vê-la e senti-la.
Veja também o que o jornalista da Folha de SP, Jairo Marques, falou sobre o coral de Libras do Colégio Jandira e sobre a música “Eu Quero Ver” em seu blog, o “Assim Como Você”

Nossas riquezas perdem todo o sentido quando armazenadas sem nenhum fim, retidas ou investidas no desfrute de apenas um. As canções que escrevo não são minhas, são os tesouros que a vida me dá, em forma de experiências e aprendizados, que recolho, transformo e devolvo ao mundo, numa linguagem que conheço e que todos os corações também são capazes de compreender.
Que tenhamos todos uma semana cheia de luz, de amor ao planeta e a nós próprios, um amor que se reflita em cada pequena ação e interação, em toda realização de nossos dias! Divirtam-se, cantem junto e indiquem esta canção àquela pessoa que vocês sabem que vai gostar de ouvir!
Vejam e ouçam: http://www.youtube.com/watch?v=7CijV0EA5ac
No meu site também dá pra ouvir: http://www.sarabentes.com

Eu quero ver

Eu quero ver o mundo estremecer
Quando chegar a hora de dizer
A qualquer um que em nossa vida está:
... eu dependo de você!

Eu quero ver o mundo compreender
Que um passo, um gesto, um olhar ou um romper,
Uma palavra, um som, uma invenção
afeta a vida de outro ser!

Há um fio invisível
Entre o seu e o meu desejo,
De viver o sonho, a paz,
no céu, na Terra, verde e animais!

Há um fio eternamente
Entre a sua e a minha mão;
Me conduz por meu caminho,
E eu te levo na minha canção!

Eu quero ver o mundo perceber
A humildade pra reconhecer
Que se completam todos, afinal
Somos um único mover!

Um braço, um olho, a perna ou a audição,
sabedoria, calma ou perdão,
se falta em mim e brilha em você,
são os encaixes do viver!

Há um fio invisível
Entre o seu e o meu desejo,
De viver o sonho, a paz,
no céu, na Terra, verde e animais!

Há um fio eternamente
Entre a sua e a minha mão;
Me conduz por meu caminho,
E eu te levo na minha canção!

a perfeição vai então resplandecer
No resultado dessa soma sem fim,
pra confirmar que somos todos um;
E eu confio em você!

2 comentários:

  1. Sara
    Foi uma alegria conhecer você no site Vez da Voz. Sou psicóloga, tenho 56 anos e só agora estou tendo oportunidade e a felicidade de estudar libras. Como psicóloga, quero me dedicar ao trabalho com pessoas surdas, mesmo depois de tanto tempo de profissão, penso que nunca é tarde para iniciar novos projetos.
    Através das minhas pesquisas sobre libras, conheci você. Que linda voz! Que presença iluminada! Você tem o dom de nos emocionar com sua arte.
    Meu marido que também é psicólogo, esta semana levou seu vídeo aquele gravado na ONG Vez da Voz, com a música "Quero Ver" para uma dinâmica com os educadores do Colégio onde ele trabalha (Colégio Salesiano Santa Rosa em Niterói). Segundo ele, foi um momento de muita reflexão um momento especial, vivido pelo grupo.
    É assim que você com suas canções, vai entrando em nossas vidas, nos proporcionando oportunidades de crescimento.
    Que Deus te abençoe
    obrigada
    Dalva

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara!! Sou a Keila da Petrobras. Querida, fiquei muito orgulhosa de estar na organização do evento em que você, o Luiz e o Fabiano se apresentaram. A repercussão foi ótima! Olha, queria muito comprar o seu CD. Já mandei um e-mail para contato@uere.org.br, mas ainda não me responderam. Pode me ajudar? Sou sua fã, viu?! Beijos!!

    ResponderExcluir