segunda-feira, 5 de julho de 2010

Telelibras

Vocês conhecem o Telelibras? É um telejornal bastante diferente e inovador. Ele foi criado pela ONG Vez da Voz para preencher uma lacuna na vida das pessoas surdas, que da camada da população que tem algum tipo de deficiência são as mais isoladas da informação. Uma maioria esmagadora dos surdos se comunica somente pela Libras – Língua Brasileira de Sinais, e não compreende o português, principalmente na escrita. Neste caso, não adianta jornal impresso, nem livro e nem a legenda na TV. Parece surreal, não é mesmo? Como pode um grupo grande de brasileiros, nascidos e crescidos em nosso país, não compreender nossa língua? Mas esta é a realidade dessas pessoas, e a língua de sinais é a língua mãe delas. Pensando nisso foi que a presidente da Vez da Voz, Cláudia Cotes, criou o Telelibras, que é apresentado em português e em Libras! Um intérprete da língua de sinais fica ao lado do apresentador ou repórter que dá a notícia, no mesmo plano de imagem, do mesmo tamanho, nada da janelinha no cantinho da tela tirando do surdo a oportunidade de manter o olhar no acontecimento central, no plano geral da tela. Além disso a bendita da janelinha costuma ser tão pequena que o surdo, além de já toda a superação para viver num mundo nada preparado para ele, tem que desenvolver uma super-visão para conseguir decifrar os sinais do intérprete. E para atender também às pessoas surdas que não dominam a Libras e utilizam a língua portuguesa, o Telelibras também tem legenda! Mas a intenção do nosso Telelibras não é se restringir a este público, os assuntos abordados são de interesse de toda a população e os recursos adotados no formato do programa o tornam acessível a qualquer pessoa, que tenha ou não qualquer deficiência. Mais recentemente, fazendo questão de ser para todos, o telejornal passou a contar com a áudio-descrição, recurso que atende aos telespectadores com deficiência visual. Pra quê serve? Experimente um dia assistir a um filme, ou a um capítulo da novela ou mesmo a um comercial de olhos fechados e depois venha me contar se entendeu alguma coisa... A áudio-descrição é um recurso para tornar acessível a quem não enxerga as informações visuais de uma cena, e já é uma realidade em alguns cinemas, teatros, óperas e outros tipos de espetáculos nos grandes centros, uma realidade que tem proporcionado a pessoas cegas momentos inéditos, verdadeiros êxtases no contato com a arte, inclusive a uma tal de Sara... bentes. Mas a experiência dessa mocinha aí com a áudio-descrição deixo pra contar outro dia.
Para ficar ainda mais legal, o Telelibras não promove somente a inclusão dos telespectadores; diante das câmeras a diversidade e a integração de pessoas com deficiência também rolam soltas! Pra relembrar que as diferenças estão em todos nós, o Telelibras conta com uma equipe de apresentadores bem diversificados, uma loira, uma morena, um negro, uma negra, um japonês, um idoso, todos se revesando nas notícias de estúdio. E espera aí que tem mais: os repórteres, que gravam matérias e entrevistas externas, são pessoas com deficiência intelectual, física, visual e auditiva. Eu entrei no Telelibras integrando esta turminha das externas, mas nosso telejornal totalmente acessível ama tanto a diversidade que acabei indo parar nos estúdios, como apresentadora. Como assim uma apresentadora que não enxerga? Pois é. Mas esta história também vou deixar para daqui uns dias, pois ela é uma história que envolve muita superação, lágrimas, vitórias, riso, muitos micos e muito trabalho! Por enquanto concluo convidando todos vocês a conhecerem, enfim, o Telelibras! Afinal bem melhor que falar é mostrar: www.vezdavoz.com.br
Além do site da ONG, outros portais na internet e alguns canais de TV exibem o Telelibras. Aproveitem! E não se esqueçam de indicar a quem também pode se beneficiar dele.

2 comentários:

  1. Oi, Sara! Eu já tinha ouvido falar nesse telejornal, alguns amigos q estudam libras acompanham para aprender mais e indicam pra os surdos da nossa igreja. fui ver no site e q legal, vc tbm esta linda apresentando, quero saber essas historias d sua apresentaçao. parabens a todos!

    ResponderExcluir
  2. Oi linda Sara Bentes!!! Posso dizer com muito carinho que participei desta etapa; sua participação no estúdio. Logo que fui conhecer a turma Vez da Voz e usando seu gravador (na época de fita, e olha que não faz tanto tempo assim hein... como a tecnologia evolui né!!!). Lembro que li seu texto no gravador para que você pudesse decorá-lo e apresentá-lo... Me sinto feliz em saber que faço parte deste seu inicio de vida de estúdio!!! :D rs super beijo, Lisley Silvério Villar, sua eterna admiradora!

    ResponderExcluir