sexta-feira, 22 de abril de 2011

Tocando Helena

Acione o vídeo abaixo e ouça-o enquanto lê a história a seguir. De preferência, use um fone de ouvido, deixe a música te envolver, entregue-se às palavras e aproveite; boa viagem! :)

(Para os colegas de apagão, a imagem que aparece no vídeo, enquanto a música rola, é a capa de um CD intitulado Alien, do compositor Giovanni Allevi, que mostra uma foto dele, de óculos, cabelos bem cacheados e escuros, a mão direita sobre o ombro esquerdo e de seus dedos saem teclas de piano, como se cada um deles estivesse se transformando em uma tecla.)



Existe um pianista, na Itália, chamado Giovanni Allevi. Quem será? Ele é também um grande compositor e maestro de orquestra. Com suas composições, sempre sensíveis e expressivas, ele consegue aproximar a música instrumental dos mais diversos públicos. Em seus concertos, sempre lotados, encontram-se crianças, jovens, adultos de todas as idades, tribos de todos os tipos.


Um dia, Giovanni recebeu uma carta de uma pianista, também italiana. Ela se chamava Helena e estava muito triste, lamentava com ele que havia perdido todo o movimento da mão esquerda. E, não se sentindo mais capaz de tocar, afastara-se completamente do piano. Ele ficou tocado, afinal era um pianista como ela, e não pôde deixar de se imaginar na mesma situação. Como seria estar de frente ao piano sem poder fazer uso de sua mão esquerda, a responsável pela metade, pela base, pelo chão de qualquer música executada naquele instrumento? E foi exatamente o que ele fez: sentou-se ao piano, ignorou a existência de sua mão esquerda e deixou apenas a direita sobre o teclado. Nesse momento nasceu Helen, uma nova composição, exatamente a música que vocês estão ouvindo agora, executada inteira somente pela mão direita de Giovanni.


O compositor incluiu a nova música no seu mais recente disco, Alien, e não só dedicou-a a sua colega de profissão, Helena, como também presenteou-a com a partitura da obra na noite de lançamento do álbum. Encantada com a surpresa, ela passou aquela noite inteira com seu piano, estudando a partitura para mão direita. E lá Helena ficou, até aprender a nova música e fazer as pazes com seu instrumento.


Essa história me tocou, e com as duas mãos... Experimentar e compreender o mundo do outro pode render grandes frutos, pra nós mesmos, pro outro, pro mundo. Quem nunca perdeu algo importante? Aquilo que perdemos e não volta mais faz falta, e aquilo que ficou é o nosso tudo agora, e é sempre o suficiente para tocarmos, da maneira mais linda, nossa vida, seja com a mão direita, com o pé esquerdo, com um olho, com meio ouvido, com o nariz. Parar, ouvir, trocar; experimentar, ressignificar, tocar (em frente)... A vida é feita de troca. Deixemos que ela nos toque com todos os dedos, e lhe devolvamos nossa melhor melodia.


Que nesta Páscoa, bem como em todos os outros dias do ano, nós nos lembremos do valor de trocar, de renovar, de ressignificar. Muita luz e alegria a todos!!


Para ver Giovanni Allevi executando ao vivo sua meditação para mão direita, clique aqui!


3 comentários:

  1. Hmmmmmm... Esse é o novo Fito Paez?! rsrs
    brinks

    Mas mto interessante a história. Nos faz traçar um paralelo com a nossa vida e pensar que sempre há um jeitinho de continuar, fazer acontecer, se reinventar!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mostrar que ainda é possível fazer as coisas é sempre genial.
    Este vídeo acabou me lembrando este outro caso

    ResponderExcluir